quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cálculo da frequência cardiorrespiratória


Ciclistas e velódromos

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine – ACSM) realizou estudos que indicaram a frequência cardíaca e o tempo que um determinado exercício deve durar, dependendo da capacidade física do indivíduo. Aqui estão dividido em alguns tópicos para a facilitar a compreensão.
É de fundamental importância levar em consideração que para cada objetivo é necessário que se observe o que é recomendado pelo ACSM em termos de frequência da prática esportiva e a frequência cardíaca a ser implementada. Para emagrecimento, existe um cálculo específico (veja exemplo).
Esses cálculos e recomendações de períodos valem para todas as práticas esportivas.
Quem quer perder peso: O ideal durante o exercício é que se fique entre 60% e 65% da capacidade cardiorrespiratória que é calculada assim:
(FCME = Frequência Cardíaca de Esforço)
(FCR = Frequência Cardíaca de Repouso, que é medida após ficarmos 10 minutos sentados e sem falar)
(FCRR = Frequência Cardíaca de Reserva)
220 – idade = FCE
FCE – FCR = FCRR
FCRR x 0,60 = P
FCRR x 0,65 = Y
P + FCR = Limite inferior de trabalho da frequência cardíaca
Y = FCR = Limite superior de trabalho da frequência cardíaca
Exemplo:
FCE = 220 – 19 = 201
FCRR = 201 - 76 = 125
P = 125 x 0,60 = 75
Y = 125 x 0,65 = 81,25 = 81
Limite inferior de trabalho da frequência cardíaca = P + FCR = 75 + 76 = 151
Limite superior de trabalho da frequência cardíaca = Y = FCR = 81 + 76 = 157

Ciclistas e Velódrosmos

Pista

Ela tem forma oval, com curvas e retas inclinadas. A superfície da pista pode ser composta de madeira ou concreto. A distância dos velódromos podem variar entre 150 e 500 metros. Porém, a maior parte das pistas possui a distância de 250 metros. A inclinação da pista é diferente conforme o trajeto total do velódromo. As bicicletas utilizadas em velódromos diferem daquelas que participam de provas de estrada. O design é arrojado neste tipo de bicicleta, principalmente na conjução de ângulos, para favorecer a maior velocidade do aparelho. Outra característica marcante é que este tipo de bicicleta possui apenas uma coroa e um pinhão fixo, ou seja, não possui roda livre (em outras palavras, é desprovida de catraca) e tem uma única relação de transmissão (marcha única). Elas não possuem freios. Quando é necessário parar a bicicleta, o ciclista resiste ao movimento dos pedais, desacelerando a bicicleta até parar .


                           


COMO SÃO AS PROVAS E COMO OS CICLISTAS DEVEM FAZER PARA GANHAR


Velocidade: Dois atletas percorrem a pista para competirem um contra o outro. A prova é percorrida em três voltas e é eliminatória. O percurso total tem 1 mil metros, mas somente os últimos 200 metros são cronometrados. Nos primeiros 800 metros, os ciclistas andam de forma lenta, para evitarem ficar a frente do adversário, para que não se dê a vantagem do vácuo.

Velocidade olímpica: Disputada por equipes de três ciclistas, eles largam em posições opostas da pista. Na primeira volta a disputa é liderada por um ciclista, que sai da disputa quando a volta é completada. Na segunda volta, o segundo competidor assume a liderança e sai da disputa na conclusão do término do percurso. Na última volta, o terceiro competidor completa a prova. Os pontos dos três ciclistas é somada e se define a equipe campeã. A prova somente é disputada por homens.

Contra o relógio: O ciclista larga sozinho na pista para percorrer 500 metros (mulheres) e 1.000 metros (homens). Cada competidor larga em intervalos de 90 segundos.
Perseguição: Os ciclistas largam em posições opostas ao velódromo. O atleta que ultrapassar primeiro o adversário ganha a prova. Se não acontecer isto, o vencedor é aquele que completar o percuso da prova em menos tempo. Para homens, a distância é de 4 mil metros, e para mulheres, 3 mil metros. As provas são disputadas individualmente e por equipes (somente para homens). A perseguição por equipes é feito por quatro componentes, que completam 14 voltas. A equipe que terminar primeiro a distância com três ciclistas ou aquela que ultrapassar o terceiro ciclisto adversário vence a prova.


Quilômetro contra-o-relógio: A prova, indivídual, consiste numa corrida contra o relógio entre a linha de partida e de chegada. Os ciclistas partem saem em intervalos de 1 minuto. A distância para homens é de 1 mil metros, e para mulheres, 500 metros.

Corrida por pontos: Considerada a prova mais longa do ciclismo em velódromo. A distância é de 25 km para mulheres e 40 km para homens. A cada sprint de dez voltas, os quatro melhores posicionados na prova recebem uma pontuação. A pontuação dobra no último sprint. O vencedor é o ciclista que somar mais pontos. Nesta modalidade somente são disputadas provas individuais.

Keirin: A prova é disputada em oito voltas. Nas primeiras cinco voltas e meia, os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada. Ela dita o ritmo do percuso até chegar aos 45 km/h. Em seguida ela abandona a pista e deixa os atletas disputarem as últimas duas voltas e meia.

Madison: A prova é disputada entre dois ciclistas. Um deles mantém ritmo lento na na parte alta da pista, enquanto outro percorre o mais rápido possível na parte inferior do velódromo. Há uma troca de ciclista, sendo que aquele que está na parte de baixo toca a roda do companheiro para que este prossiga pedalando. A dupla pontua a cada 20 voltas completadas. O vencedor é quem completar o maior número de voltas. Em caso de empate, o vencedor será o que somou mais pontos.